PESSOAL

Quadro de Apoio da FAB completa 10 anos de criação

Atualmente, o QOAP é integrado por 117 militares de carreira
Publicada em: 04/04/2023 18:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane Ribeiro
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

Há exatos 10 anos, a Força Aérea Brasileira (FAB) criava, no âmbito do Corpo de Oficiais da Ativa do Comando da Aeronáutica, o Quadro de Oficiais de Apoio (QOAP). A Lei de nº 12.797 foi sancionada no dia 4 de abril de 2013, possibilitando o ingresso na Instituição de militares de carreira nas especialidades de Administração, Análise de Sistemas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos, Serviço Social, História e Museologia.

Pouco mais de um ano depois, a FAB anunciou, no dia 28 de abril, a abertura das inscrições para o primeiro processo seletivo do Quadro, com 17 vagas. No ano seguinte, a primeira turma do QOAP iniciou o curso, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), que mudaria completamente suas vidas e carreiras profissionais.

Classificado em primeiro lugar no Quadro, o Capitão Gustavo Martins de Carvalho Miller, da especialidade de Serviços Jurídicos, já integrava as fileiras da Força Aérea desde 2008, como Sargento, quando decidiu fazer a primeira prova do QOAP. "A experiência que eu tenho na FAB antes do ingresso no QOAP é uma experiência bem diferente da atual. Principalmente pelo fato de atuar, hoje, com Assessoria Jurídica. Pude participar e auxiliar em muitas atividades estratégicas da Instituição, como o Grupo de Trabalho junto ao Ministério da Defesa (MD) que culminou na Lei de n° 13.954, que reestruturou a carreira militar. Foi um grupo de trabalho interdisciplinar com militares das três Forças Armadas e efetivo do MD, e nós pudemos debater e trazer sugestões que acabaram resultando no texto que foi aprovado", contou o Oficial.

E é a aplicação desse conhecimento especializado que a Capitão Joyce Anne Pereira de Almeida, da especialidade de Serviço Social, acredita que seja um dos principais benefícios do Quadro. "A estruturação de um quadro de carreira, com especialidades nas áreas de Saúde, Tecnologia e Ciências Humanas, mostrou a intenção da FAB de se profissionalizar nas diferentes áreas de gestão. A criação do QOAP valorizou profissionais com conhecimentos diversos e reconheceu a importância que ciências e profissões de apoio têm para o cumprimento da atividade fim da Força Aérea", destacou a militar.

Quem também integrou a primeira turma foi a Capitão Lívia Farias dos Santos, da especialidade de Psicologia, que teve, na FAB, a oportunidade de integrar uma das equipes de Missão de Paz da Organização das Nações Unidas no Saara Ocidental. "Foi por meio do QOAP que pude ter essa experiência, que mudou minha vida e possibilitou ampliar meu conhecimento técnico, para aplicar em prol da Força Aérea a curto, médio e longo prazos", concluiu.

Hoje, 10 anos depois, essas funções estratégicas são exercidas por 117 militares, que compõem as fileiras do QOAP na FAB.

Saiba mais em: www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/cursos-estagios.

Veja outras formas de ingresso na FAB clicando aqui.

Fotos: Sargento Batista (FAB) e Arquivo pessoal